TIPOS ESPECIAIS DE
BONDES
INTRODUÇÃO
Os visitantes do SDR que chegaram a ver bondes em circulação naturalmente os consideravam como voltados ao transporte diuturno de passageiros. Mas isso não é verdade. Ao longo das décadas existiram vários tipos de bonde com diferentes propósitos. Alguns foram desativados ao longo do tempo, seja porque o Estado assumiu as funções que eles executavam, seja por decisão da própria Light/Jardim Botânico.
Na postagem de hoje, vamos mostrar esses tipos pouco conhecidos (e até mesmo desconhecidos) de bondes. Vários deles nenhum de nós jamais viu circulando, pois foram extintos antes que nascêssemos.
1) SERVIÇO POSTAL
Como seu próprio nome indica, eram auxiliares dos Correios, transportando volumes e correspondência entre pontos determinados da cidade. Na foto abaixo, vemos um desses bondes parado em frente ao antigo prédio da estação da Central do Brasil.
2) IRRIGADOR
Eram bondes destinados a espargir água nas ruas, a título de limpeza. A foto abaixo mostra um deles em serviço, no dia 21/04/1910, em local não identificado.
Esses bondes também podiam ser usados como pipas d'água. Na foto abaixo, tirada em 05/11/1939, um deles fornece água a moradores de um subúrbio.
3) BONDE PARA SOLENIDADES
Tipo bastante antigo. A foto abaixo é de 07/06/1912. Desconheço se podia ser alugado ou se era usado para transportar autoridades.
Luxuoso interior do bonde de solenidades.
4) AMBULÂNCIA
Auto-explicativa. A foto abaixo é muito conhecida e foi tirada em 1922, na Praia do Flamengo. De pé, o presidente Epitácio Pessoa, o prefeito Carlos Sampaio e o Diretor da Higiene e Assistência Municipal, Adalberto Ferreira. Desconheço o uso exato desse tipo de bonde, mas certamente não se destinava a pegar doentes em casa. Talvez trafegasse entre hospitais.
Observem que tanto esse bonde acima como o de solenidades possuem o número de ordem 731. Provavelmente o de solenidades foi transformado no de ambulância.
Curiosidade: eu me lembro de que na minha infância, quando vinha chegando uma ambulância, a gente usava a frase "Lá vem a assistência". A palavra "ambulância" não era usada, pelo menos no meio onde eu vivia.
5) TRANSPORTE DE LIXO
Ao longo do tempo houve mais de um tipo de bonde com essa finalidade. Desconheço como o lixo era colocado neles. Aparentemente o conteúdo era descarregado no aterro do Caju.
A foto abaixo mostra um desses bondes descarregando sua carga, no dia 18/12/1945.
Já na foto abaixo, da década de 1950, vemos outro tipo, circulando pelas ruas.
6) BASCULANTE
Destinava-se a carregar pedra, areia ou outro material que pudesse ser basculado. Era usado principalmente pela própria Light/JB, durante trabalhos de conservação da via. Mas podia ser alugado por empresas. A foto abaixo é de 1940.
7) BAGAGEIRO
Era um tipo muito comum de bonde, destinado ao transporte de mercadoria, principalmente produtos vendidos em mercados, armazéns ou quitandas. Tinham linha, itinerário e horários pré-determinados, como se fossem bondes de passageiros. Possuíam letreiro com o nome da linha, mas não tinham capelinha.
Havia bagageiros pequenos e grandes. As fotos abaixo os mostram.
A linda foto abaixo mostra vários bagageiros estacionados no antigo Mercado Municipal da Praça XV. Observe que há três pares de trilhos em paralelo. Por aí dá para presumir a intensidade de tráfego desses bondes na área do mercado.
O 758 está fazendo a linha São Luiz Durão, o 757 está na linha Piedade e ao fundo o 778 se destina à Gávea. Os dois primeiros são do tipo grande e o último é pequeno. Um outro do tipo grande aparece parcialmente no lado direito da foto.
8) TAIOBA
Dos tipos aqui mostrados, abri uma exceção para os taiobas, que podiam transportar passageiros e pequenos volumes. Não eram abertos como os bondes normais de passageiros e sua capacidade de lotação era menor, de forma a deixar no meio do carro um espaço para os volumes transportados. O preço da passagem era a metade do normal, por serem considerados bondes de segunda classe. Dizem que eram de cor marrom, e não verde como todos os demais bondes.
Os taiobas possuíam linha, itinerário e horário pré-determinados, tal como os bagageiros, e tal como eles também não possuíam capelinha. Foram descontinuados em 1955. Não me lembro de os ter visto circulando.
Havia variações de modelo de taioba, como veremos abaixo.
A foto a seguir, tirada no Carnaval de 1932, mostra um taioba da linha Cascadura.
Abaixo um taioba da linha Vila Isabel x Engenho Novo, em foto de 22/10/1951.
Abaixo um taioba da linha Piedade, trafegando na rua Adolfo Bergamini.
9) BONDE DE CEROULA
Tipo de bonde que começou a circular em
06/08/1900 e que servia aos frequentadores do Teatro Municipal. Por ser considerado
de luxo, seus bancos eram cobertos com panos de brim branco e o assoalho era coberto
com tapetes. O brim era amarrado nos lados dos bancos por cadarços semelhantes
aos que prendiam nas pernas as ceroulas então usadas pelos homens, daí o
apelido. Este tipo de bonde trafegou até a época da Segunda Grande Guerra.
------------------- FIM DAS FOTOS ----------------
CONCLUSÃO
A diversidade de tipos de bondes aqui mostrada prova que eles eram pau para toda obra. Infelizmente aqueles de nós que chegamos a vê-los já o fizemos nos seus estertores, quando tanto a Light/JB quanto o governo já não se interessavam por eles. Os motivos para isso foram vários e estão fora do escopo desta postagem.
Crédito das fotos: as fotos mostradas na postagem foram obtidas no Museu da Imagem e do Som, no Arquivo Nacional, no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, no livro "História do Transporte Urbano no Brasil", de Waldemar Corrêa Stiel, ou na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário