Contador de visualizações

Contador de visualizações: até hoje contador de visualizações

sábado, julho 15, 2023

 

COLISÕES COM BONDES

Cumprindo o combinado com o Luiz no dia 10 deste mês, a postagem de hoje mostra alguns graves acidentes ocorridos com bondes. Na verdade, a maioria dos casos envolvendo aqueles veículos se referiam a quedas de pessoas que tentavam pegar ou saltar do bonde em movimento. Muitos ficaram mutilados ou morreram nessa tentativa. Mas a postagem de hoje trata de outros casos. Os reboques pequenos eram os mais suscetíveis a se envolverem em acidentes, pela facilidade de descarrilarem em virtude de seu relativamente pequeno peso e por terem apenas dois truques, bastando um deles descarrilar para o acidente acontecer.

Vamos aos acidentes.

 

1) BATACLÃ 2058



Data: 10/08/1954

Local: Entroncamento das ruas Visconde de Santa Isabel e Alexandre Calaza, em Vila Isabel

Vítimas: seis com escoriações e três com fraturas de membros.

Dinâmica: O bonde 2058, fazendo a linha  68 - Uruguai x Engenho Novo, saiu às 4:20h da estação do Boulevard 28 de Setembro em direção ao ponto inicial da linha, no início da rua Barão do Bom Retiro. Ao passar pelo referido entroncamento, o motorneiro não percebeu que a agulha não estava favorável para ele e o bonde descarrilou, destruindo a fachada e uma parte do interior do armazém São Paulo, na esquina da Alexandre Calaza.

 

2) REBOQUE 1248



Data: 24/12/1958

Local: Esquina das ruas Barão do Bom Retiro e Visconde de Santa Isabel.

Vítimas: oito com escoriações.

Dinâmica: O reboque 1248 era puxado pelo bonde 1756, da linha 72 - Méier x Saens Peña. Ao abrir o sinal, o bonde se movimentou e o reboque descarrilou, batendo no bonde 1806, da mesma linha.

 

3) BATACLÃZINHO 343



Data: 21/11/1963

Local: Avenida Presidente Vargas esquina com rua Comandante Maurity.

Vítimas: seis do bonde e duas do caminhão, todos com escoriações.

Dinâmica: O bonde 343, da linha 56 - Alegria, vinha rodando em direção à Leopoldina, quando se deparou com o caminhão da fábrica de massas Marilu, que vinha na contramão. O motorneiro começou a acenar para o motorista do caminhão, mas ao ver que ele não mudava de direção parou o bonde e saltou, assim como alguns passageiros. O caminhão se chocou violentamente com o bonde, derrubando-lhe parcialmente a capota.

 

4) REBOQUE 1291



Data: 03/07/1953

Local: Avenida Presidente Vargas, próximo à Ponte dos Marinheiros.

Vítimas: doze com escoriações.

Dinâmica: O reboque 1291 era puxado pelo bonde 1899, da linha 56 - Alegria. Ao passar pela Ponte dos Marinheiros, o reboque saltou dos trilhos, rodou descontrolado por cerca de 20 metros e se chocou com o bonde 1788, da linha 69 - Aldeia Campista.

 

5) REBOQUE 1369



Data: desconhecida

Local: alguma rua na Zona Sul.

Vítimas: desconhecido.

Dinâmica: Essa foto foi obtida na Internet, sem qualquer indicação. Apesar de ter pesquisado bastante, nunca consegui obter informações sobre esse acidente.


6) BONDE 1887


Apesar de a foto não ser das mais impressionantes, o acidente foi bastante inusitado, como descrito a seguir.

Data: 10/05/1959

Local: Esquina das ruas Uruguai e Conde de Bonfim.

Vítimas: vinte e oito, algumas em estado grave, entre passageiros, transeuntes, motoristas e o próprio motorneiro, que teve as duas pernas fraturadas.

Dinâmica: Há mais de uma versão para o acidente. Uma delas diz que o bonde 1887, da linha 67 - Alto da Boa Vista, vinha descendo lotado a avenida Edison Passos, cerca das 8 horas da manhã quando, já chegando na Usina, o motorneiro percebeu que estava sem freios. Um caminhão com material de obras estava estacionado na rua, parcialmente sobre os trilhos, e foi colhido pelo bonde e jogado para o lado. O bonde prosseguiu no seu trajeto usual pela rua Conde de Bonfim, que apresenta um declive constante até o cruzamento com a rua Uruguai, motivo pelo qual a velocidade do bonde não diminuía. O motorneiro tentou pará-lo acionando a roda do freio de estacionamento, sem sucesso. Em desabalada carreira, o bonde continuou descendo pela rua Conde de Bonfim. Desesperado, o motorneiro acionava continuamente a sineta para alertar quem estivesse à frente do bonde. Heroicamente, ele não abandonou os controles em nenhum momento, correndo sério risco de vida. Ao aproximar-se do cruzamento com a rua Uruguai, o sinal estava fechado e havia uma fila de veículos parados. Em consequência disso, o bonde chocou-se sucessivamente com uma caminhonete (capotando-a), com um táxi, com um carro particular e finalmente com um lotação da linha Usina x Leblon que estava parado no sinal da rua Uruguai, quando então cessou sua corrida.

OBSERVAÇÃO ADICIONAL: Esse bonde 1887 era aziago. Em 29/01/1954 o Diário da Noite noticiou que ao sair das Barcas, fazendo a linha 75 - Lins de Vasconcellos, o motorneiro imprimiu velocidade ao bonde e ao fazer uma curva o reboque 1206, tracionado por ele, tombou de lado, matando um passageiro e ferindo 34, vários com gravidade.

Em 1965 ele foi vendido a museus norte-americanos e até hoje não foi recuperado, tendo sido canibalizado ao longo das décadas. Não tem mais como colocá-lo em tráfego.


 7) REBOQUE 1363



Data: 05/03/1959

Local: Largo do Catumbi, em frente à igreja de Nossa Senhora de Salete.

Vítimas: quatro, com escoriações. Foram socorridas por uma ambulância da Casa de Saúde Santa Rita de Cássia, que passava no local, e levados ao Hospital Souza Aguiar.

Dinâmica: O reboque 1363 era puxado pelo bonde 1921, da linha 45 - Itapiru x Barcas, quando de repente descarrilou e se chocou com o bonde 1871, da mesma linha, que vinha em sentido contrário.

 

8) BONDE 1829

(não consegui mais localizar a foto, que pertencia ao acervo do jornal Ultima Hora)

Esse foi o acidente mais horripilante de que tive conhecimento, embora somente resultasse em uma vítima.

Data: desconhecida

Local: Esquina das ruas Barão do Bom Retiro e General Belegard.

Vítimas: o motorista de um caminhão de feira, morto no acidente.

Dinâmica: No fim da madrugada do dia fatal, o bonde 1829, linha 68 - Uruguay x Engenho Novo, ao entrar na rua General Belegard vindo da Barão de Bom Retiro, topou com um caminhão de feira vindo em sentido contrário. No choque que se seguiu, o bonde destruiu a cabine do caminhão e esmagou o motorista. O Arquivo Público do Estado de São Paulo, que detém o acervo de fotos do jornal Última Hora, tinha essa foto disponível na Internet, mostrando a cabeça esmagada do motorista, quase imperceptível no meio dos destroços da cabine do caminhão. Embora muito chocante, gostaria de postar essa foto aqui, porém ela não se encontra mais disponível para acesso, talvez por ser horripilante.

----------  F I M  -----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CONCURSO SDR DE CINEFILIA Seguem os trailers da segunda rodada do concurso. Ocupem seus lugares e divirtam-se. A sessão vai começar. ...