COLISÕES
COM BONDES
Cumprindo o combinado
com o Luiz no dia 10 deste mês, a postagem de hoje mostra alguns graves
acidentes ocorridos com bondes. Na verdade, a maioria dos casos envolvendo
aqueles veículos se referiam a quedas de pessoas que tentavam pegar ou saltar
do bonde em movimento. Muitos ficaram mutilados ou morreram nessa tentativa.
Mas a postagem de hoje trata de outros casos. Os reboques pequenos eram os mais
suscetíveis a se envolverem em acidentes, pela facilidade de descarrilarem em
virtude de seu relativamente pequeno peso e por terem apenas dois truques,
bastando um deles descarrilar para o acidente acontecer.
Vamos aos acidentes.
1)
BATACLÃ 2058
Data: 10/08/1954
Local: Entroncamento
das ruas Visconde de Santa Isabel e Alexandre Calaza, em Vila Isabel
Vítimas: seis com
escoriações e três com fraturas de membros.
Dinâmica: O bonde 2058,
fazendo a linha 68 - Uruguai x Engenho
Novo, saiu às 4:20h da estação do Boulevard 28 de Setembro em direção ao ponto
inicial da linha, no início da rua Barão do Bom Retiro. Ao passar pelo referido
entroncamento, o motorneiro não percebeu que a agulha não estava favorável para
ele e o bonde descarrilou, destruindo a fachada e uma parte do interior do
armazém São Paulo, na esquina da Alexandre Calaza.
2)
REBOQUE 1248
Data: 24/12/1958
Local: Esquina das ruas
Barão do Bom Retiro e Visconde de Santa Isabel.
Vítimas: oito com
escoriações.
Dinâmica: O reboque
1248 era puxado pelo bonde 1756, da linha 72 - Méier x Saens Peña. Ao abrir o sinal,
o bonde se movimentou e o reboque descarrilou, batendo no bonde 1806, da mesma
linha.
3)
BATACLÃZINHO 343
Data: 21/11/1963
Local: Avenida
Presidente Vargas esquina com rua Comandante Maurity.
Vítimas: seis do bonde
e duas do caminhão, todos com escoriações.
Dinâmica: O bonde 343,
da linha 56 - Alegria, vinha rodando em direção à Leopoldina, quando se deparou
com o caminhão da fábrica de massas Marilu, que vinha na contramão. O
motorneiro começou a acenar para o motorista do caminhão, mas ao ver que ele
não mudava de direção parou o bonde e saltou, assim como alguns passageiros. O
caminhão se chocou violentamente com o bonde, derrubando-lhe parcialmente a
capota.
4)
REBOQUE 1291
Data: 03/07/1953
Local: Avenida
Presidente Vargas, próximo à Ponte dos Marinheiros.
Vítimas: doze com
escoriações.
Dinâmica: O reboque 1291
era puxado pelo bonde 1899, da linha 56 - Alegria. Ao passar pela Ponte dos
Marinheiros, o reboque saltou dos trilhos, rodou descontrolado por cerca de 20
metros e se chocou com o bonde 1788, da linha 69 - Aldeia Campista.
5)
REBOQUE 1369
Data: desconhecida
Local: alguma rua na
Zona Sul.
Vítimas: desconhecido.
Dinâmica: Essa foto foi
obtida na Internet, sem qualquer indicação. Apesar de ter pesquisado bastante,
nunca consegui obter informações sobre esse acidente.
6)
BONDE 1887
Apesar de a foto não
ser das mais impressionantes, o acidente foi bastante inusitado, como descrito
a seguir.
Data: 10/05/1959
Local: Esquina das ruas
Uruguai e Conde de Bonfim.
Vítimas: vinte e oito, algumas
em estado grave, entre passageiros, transeuntes, motoristas e o próprio
motorneiro, que teve as duas pernas fraturadas.
Dinâmica: Há mais de
uma versão para o acidente. Uma delas diz que o bonde 1887, da linha 67 - Alto
da Boa Vista, vinha descendo lotado a avenida Edison Passos, cerca das 8 horas
da manhã quando, já chegando na Usina, o motorneiro percebeu que estava sem
freios. Um caminhão com material de obras estava estacionado na rua,
parcialmente sobre os trilhos, e foi colhido pelo bonde e jogado para o lado. O
bonde prosseguiu no seu trajeto usual pela rua Conde de Bonfim, que apresenta
um declive constante até o cruzamento com a rua Uruguai, motivo pelo qual a
velocidade do bonde não diminuía. O motorneiro tentou pará-lo acionando a roda
do freio de estacionamento, sem sucesso. Em desabalada carreira, o bonde continuou
descendo pela rua Conde de Bonfim. Desesperado, o motorneiro acionava
continuamente a sineta para alertar quem estivesse à frente do bonde.
Heroicamente, ele não abandonou os controles em nenhum momento, correndo sério
risco de vida. Ao aproximar-se do cruzamento com a rua Uruguai, o sinal estava
fechado e havia uma fila de veículos parados. Em consequência disso, o bonde
chocou-se sucessivamente com uma caminhonete (capotando-a), com um táxi, com um
carro particular e finalmente com um lotação da linha Usina x Leblon que estava
parado no sinal da rua Uruguai, quando então cessou sua corrida.
OBSERVAÇÃO ADICIONAL:
Esse bonde 1887 era aziago. Em 29/01/1954 o Diário da Noite noticiou que ao sair
das Barcas, fazendo a linha 75 - Lins de Vasconcellos, o motorneiro imprimiu
velocidade ao bonde e ao fazer uma curva o reboque 1206, tracionado por ele,
tombou de lado, matando um passageiro e ferindo 34, vários com gravidade.
Em 1965 ele foi vendido
a museus norte-americanos e até hoje não foi recuperado, tendo sido
canibalizado ao longo das décadas. Não tem mais como colocá-lo em tráfego.
Data: 05/03/1959
Local: Largo do Catumbi, em frente à igreja de Nossa Senhora de Salete.
Vítimas: quatro, com escoriações. Foram socorridas por uma ambulância da Casa de Saúde Santa Rita de Cássia, que passava no local, e levados ao Hospital Souza Aguiar.
Dinâmica: O reboque 1363 era puxado pelo bonde 1921, da linha 45 - Itapiru x Barcas, quando de repente descarrilou e se chocou com o bonde 1871, da mesma linha, que vinha em sentido contrário.
8)
BONDE 1829
(não consegui mais
localizar a foto, que pertencia ao acervo do jornal Ultima Hora)
Esse foi o acidente
mais horripilante de que tive conhecimento, embora somente resultasse em uma
vítima.
Data: desconhecida
Local: Esquina das ruas
Barão do Bom Retiro e General Belegard.
Vítimas: o motorista de
um caminhão de feira, morto no acidente.
Dinâmica: No fim da madrugada
do dia fatal, o bonde 1829, linha 68 - Uruguay x Engenho Novo, ao entrar na rua
General Belegard vindo da Barão de Bom Retiro, topou com um caminhão de feira
vindo em sentido contrário. No choque que se seguiu, o bonde destruiu a cabine
do caminhão e esmagou o motorista. O Arquivo Público do Estado de São Paulo,
que detém o acervo de fotos do jornal Última Hora, tinha essa foto disponível
na Internet, mostrando a cabeça esmagada do motorista, quase imperceptível no
meio dos destroços da cabine do caminhão. Embora muito chocante, gostaria de
postar essa foto aqui, porém ela não se encontra mais disponível para acesso, talvez
por ser horripilante.
---------- F I M
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