Contador de visualizações

Contador de visualizações: até hoje contador de visualizações

segunda-feira, janeiro 06, 2025

 

FARMÁCIA CASEIRA

Provavelmente na casa de todos nós, quando ainda crianças ou adolescentes, havia uma farmácia composta de medicamentos de uso frequente. Muitos deles desapareceram com o passar do tempo; alguns ainda resistem. Esta postagem lista aqueles que havia na minha casa, nas décadas de 1950 e 1960. Nem todos coexistiram simultaneamente. Certamente muitos deles também havia na casa de vocês. Ou não? Tiremos a prova dos nove.

Os medicamentos estão organizados por finalidade, quando possível.

Os médicos que me perdoem, mas as descrições são bem simplórias e provavelmente entram em contradição com o que vocês conhecem.



OBS: Não encontrei fotos das embalagens originais para quase todos os medicamentos. Tive de usar versões mais recentes.


ÁGUA OXIGENADA 10 VOLUMES


Indispensável. Diziam que quando borbulhava no ferimento é porque ele estava inflamado. Não sei se tem fundamento isso. 


MERCÚRIO-CROMO


Pau pra toda obra no caso de machucados. O FDA americano considerou seu uso ineficaz e em 2001 a comercialização foi proibida no Brasil.


MERTHIOLATE


Era o terror da gente, porque ardia muito quando aplicado nos machucados. A entrada dele no mercado abalou a venda do mercúrio-cromo. Por conter mercúrio em sua fórmula, também foi proibido no Brasil em 2001.

 

TINTURA DE IODO


Ainda usado como desinfetante ou para limpeza de ferimentos. Arde que só ele! Uma vez meu irmão resolveu usar iodo num machucado. Pegou um algodão, abriu o vidro, molhou no líquido e colocou na ferida. Acontece que se tratava de iodo puro, e não de tintura. O resultado é que os dedos da mão dele, que ficaram molhados pelo algodão com iodo, descascaram e ficaram em carne viva durante vários dias.

 


 ALKA SELTZER


 

SAL DE FRUTA ENO


 

SONRISAL




MELHORAL



 CIBALENA



 CAFIASPIRINA


 


COLUBIAZOL


Não havia ainda a versão em spray. Tinha de ser aplicado com algodão embebido no medicamento. Para atingir a garganta, minha tia enrolava o algodão na ponta de um arame cuja extremidade tinha uma espécie de gancho para segurar o algodão.

 

ANAPYON


Este medicamento, ao que me lembro, era bem mais recente que o Colubiazol.

 


LAVOLHO



 COLÍRIO MOURA BRASIL


 


ATROVERAN


Atualmente possui várias formulações. Antigamente era usado, se não me engano, para cólicas, inclusive menstruais.

 

CARBOLEVEDO


Composto por carvão vegetal. Usado para dores de estômago e contra gases. Lembro que na época os comprimidos vinham dentro de um tubo e não em cartela como na foto.

 

CHOPHYTOL


Para auxiliar a digestão de alimentos gordurosos. Agia sobre a produção de bile.

 

LEITE DE MAGNÉSIA DE PHILLIPS


Tiro e queda contra prisão de ventre e azia

 

VICK VAPORUB


Podia ser usado localmente ou em inalação.

 

XANTINON


Para problemas no fígado.

 

------ CHEGA  DE  REMÉDIOS!  ------

OBS: Lembrando que a relação acima é dos medicamentos que usávamos lá em casa, nas décadas de 1950 e 1960. Há muitas dezenas de outros que existiam na época porém não faziam parte de nossa farmácia caseira ou só eventualmente os utilizamos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CONCURSO SDR DE CINEFILIA Seguem os trailers da segunda rodada do concurso. Ocupem seus lugares e divirtam-se. A sessão vai começar. ...