Contador de visualizações

Contador de visualizações: até hoje contador de visualizações

domingo, agosto 18, 2024

 

JOGOS DE MESA PARA ADULTOS

Há disponíveis para adultos uma série imensa de jogos de mesa. Alguns são milenares, outros são mais modernos.

********  JOGOS ANTIGOS  *******

 

BARALHO


Baralhos são milenares, tendo havido vários tipos ao longo do tempo. Há muitos jogos usando as cartas, a saber:

1)        Jogos de apostas: pôquer, sete e meio, vinte e um, ronda.

2)        Jogos em dupla: sueca, buraco, canastra.

3)        Jogos individuais: uno, truco, pif-paf, mau mau.

É comum se verem grupos de jogadores, normalmente aposentados, jogando baralho nas mesas das praças das cidades.  

Difícil saber a origem do baralho, mas a referência mais antiga vem da China do século X, tendo sido introduzido na Europa pelos árabes no século XIV, daí se difundindo por diversos países, com composição e formas diferentes. A versão mais adotada mundialmente é a britânica, com 52 cartas distribuídas em 4 naipes, desenvolvida pelos franceses em 1480.

O coringa não existia originalmente, tendo sido incorporado ao baralho no século XIX a partir de um jogo alemão chamado Euchre, por sua vez derivado de outro chamado Juckerspiel, no qual o coringa era o topo da hierarquia, Imigrantes alemães instalados na Pensilvânia levaram o Euchre para a América do Norte e consequentemente o coringa, que caiu na aceitação geral. O valor do coringa depende muito do tipo de jogo.

 

DAMAS


Também muito jogado nas mesas das praças das cidades, sendo comum ver o tabuleiro já desenhado originalmente na própria mesa.

Há tabuleiros de 64 casas e de 100 casas, sendo este o mais comum internacionalmente. As regras variam entre países, havendo as brasileiras/portuguesas, as inglesas, as turcas, as italianas, as russas. Há também a variante perde-ganha, em que o vencedor é o jogador cujas peças sejam todas “comidas” pelo adversário.

A origem é controversa, havendo precursores na cidade de Ur, em 3.000 a.C., no Antigo Egito, na Grécia Antiga, na Roma Antiga e até na Idade do Bronze do Mediterrâneo, embora o formato do tabuleiro divergisse bastante do atual.

 

XADREZ


Por ser um jogo de regras mais complexas e de duração por vezes demorada, não é de disseminação generalizada.

Sua origem é um jogo denominado em sânscrito Chaturanga (“Os quatro membros”), praticado na Índia no século VI. Há vários tipos de xadrez, sendo que o ocidental surgiu no sudoeste da Europa durante o Renascimento, na segunda metade do século XV, após ser desenvolvido a partir de suas antigas origens, evoluindo do Chaturanga indiano para o persa Shatranj ou Xatranje no século VII e daí para a forma ocidental conhecida até hoje.

Outros tipos de xadrez são o Xatranje, Shogi, Janggi, Xiangqi, Chaturaji, Makruk, Senterej, entre outros. Todos se assemelham, denotando uma possível origem comum.

 

DOMINÓ


Também muito popular e frequente nas mesas das praças, jogado normalmente em duplas.

Há várias teorias a respeito do surgimento desse jogo, cujo nome deriva da expressão latina “Domino gratias” (Graças ao Senhor), dita pelos padres ao vencerem uma partida do jogo. A origem mais aceita é que ele surgiu na China, inventado por um soldado de nome Hung Ming, entre os anos 243 e 181 a.C. Na Europa a primeira referência ao jogo é no século XVIII, onde era praticado nas cortes de Veneza e Nápoles. As peças eram de ébano com os pontos em marfim.

Na China só havia 21 combinações de valores, exatamente os possíveis de acontecer ao se lançarem dois dados, o que sugere ter o dominó nascido justamente de jogos de dados. Na Europa foram acrescidas mais 7 combinações, ao se usar também o zero ou branco como valor válido.

 

VÍSPORA e BINGO

Ambos os jogos possuem semelhanças: são compostos por cartelas contendo determinada quantidade de números, de 1 a 90. Na víspora, cada cartela possui três linhas e nove colunas, contendo 15 números (cinco números por linha). Vide abaixo.


No bingo as cartelas possuem cinco linhas e igual número de colunas, com 24 números nelas distribuídos, sendo a quadrícula central sem número. O bingo foi inventado pelo fabricante de brinquedos americano Edwin Lowe. Vide cartela de bingo abaixo.


Em ambos os jogos, alguém é designado para sortear os números, armazenados dentro de um saco ou de um globo giratório, e que variam de 1 a 90. Cada número sorteado é “cantado” em voz alta e os jogadores cujas cartelas tiverem esse número marcam-no como já saído. O que acontece daí em diante varia muito e seria longo explicar aqui.

Eventualmente se usam apelidos para determinados números, com o fito de enganar o jogador que não conhece sua correspondência com o número e portanto deixa de marcá-lo como já saído na sua cartela. Alguns exemplos de apelido: orelha de macaco para o número 3; ronco do porco para 18; dois portugueses atracados para 55; dois bicudos não se beijam para 44; idade de Cristo para 33; óculos de padre Inácio para 88; acabou o jogo para 90; com as trouxas na cabeça para 14; despe-te e cai n’água para 10.

 

********  JOGOS MODERNOS  *******

 

SCOTLAND YARD



Compõe-se de 120 casos de assassinatos, descritos em um livreto. O tabuleiro possui 14 locais em que se encontra uma pista ou do assassino, ou do motivo ou da arma usada. Cada jogador lança dados e caminha pelo tabuleiro, entrando nos locais que deseja e lendo num livreto uma pista sobre o caso. Essas pistas são meio vagas e exigem do jogador uma capacidade de dedução. Vence o jogador que lançando dados entra no local denominado Scotrland Yard e diz quem foi o assassino, o motivo e a arma. Se tiver acertado, ganhou a partida; se tiver errado, sai do jogo.


DICIONÁRIO

Este jogo exige apenas um dicionário de Português, folhas de papel e lápis ou canetas. É aconselhável haver pelo menos cinco jogadores, que atuarão individualmente. Cada jogador recebe uma folha de papel e um lápis ou caneta. É obrigatório que as folhas sejam rigorosamente iguais para todos. Antes da partida, estabelece-se a quantidade de pontos que o vencedor deverá obter.

Cada um em sua vez, um jogador pega o dicionário e escolhe a seu bel-prazer uma palavra, enunciando-a em voz alta para os demais. A seguir, ele copia na sua folha a definição existente no dicionário. Os demais jogadores, que normalmente desconhecem a palavra, dão tratos à bola para escrever em suas folhas uma definição que procure convencer os demais de ser ela a correta. Conforme cada jogador termina de escrever sua definição, repassa a folha a quem está com o dicionário.

Quando todos já entregaram suas folhas, o jogador com o dicionário lê cada uma das definições escritas, inclusive a sua própria, sem declinar o autor dela. Então cada jogador diz qual das definições ele acha que é a correta. A pontuação pode ser combinada antecipadamente, mas uma sugestão é a seguinte: se alguém acertar a definição correta, ganha 5 pontos; se ninguém acertar a correta, quem está com o dicionário ganha 2 pontos; cada definição errada que merecer voto ganha 1 ponto por voto. Ao final da votação da rodada, computa-se a quantidade de pontos de cada jogador. Então o dicionário passa para o jogador seguinte e o processo se repete até alguém conseguir acumular a pontuação considerada vitoriosa.

Este jogo é interessante porque nem sempre o jogador com maior cultura vence, pois quem consegue fazer definições convincentes também ganha pontos, mesmo que não saiba qual é o significado correto da palavra.


INTERPOL



Podem participar de 3 a 6 jogadores. Um deles assume o papel de Mister X, cujo objetivo é roubar as joias da Coroa inglesa. Os demais jogadores são os detetives da Interpol que precisam capturar Mister X antes que ele consiga seu intento. O jogo admite um mínimo de três jogadores, sendo um Mister X e dois detetives, mas por experiência minha é necessário haver pelo menos três detetives para se conseguir capturar Mister X. Menos que isso, fica quase impossível.

As regras são um pouco longas para explicar aqui. O tabuleiro é uma representação do mapa de Londres. De forma simples, tanto Mister X quanto os detetives se deslocam pelo tabuleiro, de acordo com fichas que estabelecem o tipo de transporte usado: táxi, ônibus ou metrô, além de um barco no Tâmisa. Cada vez que um detetive usa uma ficha para se deslocar, ele a entrega a Mister X. Desta maneira, os detetives vão ficando cada vez com menos fichas e Mister X com mais fichas. Os detetives se deslocam de modo a cair na mesma casa em que Mister X está. Se isso acontecer, os detetives ganharam; se as fichas destes se acabarem ou se em 24 rodadas não conseguirem capturar Mister X, este vence a partida.

O problema é que Mister X se desloca escondido, só aparecendo em determinadas rodadas da partida. Nas demais, os detetives têm de tentar adivinhar onde ele foi parar após seus deslocamentos. Os detetives jogam em conjunto, combinando o que fazer o tempo todo, sem Mister X ouvir. Não existe um vencedor entre os detetives: ou eles ganham ou Mister X ganha.  

 

MASTER


Existem várias versões deste jogo, com capas e tabuleiros diferentes. A que aparece nas fotos é a original, da década de 1980.

Master é um jogo de conhecimento. Existem nove tipos de assuntos: Geografia, História, Cotidiano, Esportes, História Natural, Ciência, Variedades, Artes e Entretenimento. E uma determinada quantidade de cartelas, cada qual contendo uma pergunta sobre cada um desses assuntos num lado e as respectivas respostas no verso.

Há variantes de jogo: ou os assuntos são escolhidos sorteando peças com o nome deles ou cada jogador escolhe sobre o que deseja responder. Cada jogador pega uma peça com o nome do assunto básico sobre o qual vai responder.

As regras não são difíceis mas seria longo explicá-las aqui. De modo simples, cada jogador tem de responder acertadamente sobre quatro perguntas do seu assunto básico, após o que entra no meio do tabuleiro e vai circundá-lo, tendo de responder a uma pergunta sobre cada um dos demais assuntos. O jogador que completar o círculo respondendo corretamente a cada assunto vence a partida.

 

WAR



Também houve várias versões deste jogo, que se classifica na categoria de estratégia.

As regras são complexas. De modo simples, cada jogador terá um objetivo a conquistar, usando determinada quantidade de exércitos para tal. Vence aquele que atingir seu objetivo primeiro.

É um jogo de longa duração, sendo muito comum os participantes desistirem no meio da partida, por não divisarem um fim próximo para ela, dada a dificuldade de os jogadores atingirem seu objetivo, com marchas e contra-marchas.

 

-----------------  FIM  DA  POSTAGEM  ----------------

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CONCURSO SDR DE CINEFILIA Seguem os trailers da segunda rodada do concurso. Ocupem seus lugares e divirtam-se. A sessão vai começar. ...