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domingo, agosto 18, 2024

 

JOGOS ELETRÔNICOS ANTIGOS

Hoje veremos alguns jogos eletrônicos de priscas eras. Alguns eram jogados somente em máquinas especiais, outros só em computadores, e outros tanto naquelas quanto nestes.

 

PINBALL


Também conhecido como flipper ou flipperama, dispensa explicações. As primeiras versões eram apenas mecânicas e datam de 1928. Em 1947 foi introduzida a pontuação automática, com circuitos elétricos. Na segunda metade dos anos 1970 foram acrescidos efeitos sonoros, maior complexidade e painéis de pontuação digitais.

Os flipperamas viraram febre durante muito tempo, com salas de jogo contendo várias máquinas lado a lado, gerando muito barulho. Se o jogador batesse na máquina e esta trepidasse, o jogo travava e vinha a mensagem de “tilt” (“inclinação”, em inglês), tendo este termo em inglês se incorporado ao vocabulário brasileiro, com sentido de algo ter dado errado (“deu tilt”).

 

MARIO BROS


Um dos jogos mais famosos, tendo admiradores até hoje. Havia inúmeras variações das telas do jogo. Foi criado por Shigeru Miyamoto, desenvolvido pela Nintendo e publicado em 1983. Originalmente Mario e seu irmão Luigi (existente no modo multijogador) eram dois encanadores ítalo-americanos que tinham de vencer criaturas saídas dos esgotos do Brooklyn. Com o passar do tempo foram feitas alterações nas regras do jogo. Conforme as criaturas vão sendo exterminadas o jogador vai ganhando pontos. Não existe limite para o final do jogo.

 

PAC-MAN


Foi criado no início dos anos 1980 por Tôru Iwatani para a empresa Namco, sendo distribuído para o mercado americano pela Midway Games. O jogo foi lançado em 22 de maio de 1980.

Percorrendo um labirinto, uma boca que se abre e fecha deve comer uma série de pastilhas espalhadas no labirinto, ao mesmo tempo que é perseguida por quatro fantasminhas.

A ideia da boca veio de um jantar entre amigos no qual um pedaço de pizza foi retirado, restando aquela forma conhecida do Pac-man. Por sua vez, o nome deriva de Paku, um personagem popular do Japão conhecido pelo seu apetite. Em japonês, o ato de abrir e fechar a boca se chama paku-paku. Quando migrou para os EUA, sob o nome Puck-man, ele foi rebatizado para Pac-man para evitar a semelhança da palava Puck com Fuck, conhecido palavrão em inglês.

 

SPACE INVADERS


Foi criado por Tomohiro Nishikado e lançado em 1978, pela Taito Corporation e posteriormente licenciado para produção pela Midway Games norteamericana. Neste jogo uma série de naves interplanetárias desce do espaço para invadir a Terra. O jogador, dispondo de um canhão a laser com munição infinita dispara projeteis e deve destruir todas as naves antes que alguma delas consiga aterrissar. O canhão se desloca horizontalmente. Quando uma fileira de naves é destruída, outras surgem na linha abaixo e descem com maior velocidade. O jogador precisa ter rapidez e pontaria para evitar que uma delas atinja o solo.

 

TETRIS


Foi criado em 1985 pelo russo Alexey Pajitnov, engenheiro de informática do Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências. Inicialmente lançado pela Nintendo, após disputa judicial foi revertido para Pajitnov, que fundou em 1996 a Tetris Company, juntamente com o holandês Henk Rogers. Mas as idas e vindas do jogo são extensas, conforme se pode ler na Wikipedia.

O nome deriva da junção da palavra grega para “quatro” com o final da palavra tênis. Isto porque os elementos do jogo são blocos coloridos formados por quatro quadrados, que caem lentamente e devem ser arrumados pelo jogador de forma a completar linhas horizontais com blocos da mesma cor, o que faz a linha se desintegrar e as superiores descerem e ocupar o seu lugar. Caso a linha mais alta atinja o topo da tela, o jogador perde.

Em 1993 o Tetris foi enviado na Estação Espacial MIR, sendo o primeiro jogo a ser praticado no espaço, ao longo de 196 dias.

O Tetris é considerado um dos dez jogos mais influentes já criados e sua prática pode conduzir ao chamado ­efeito Tetris, quando uma pessoa dedica muito tempo e atenção a uma só atividade, podendo alterar suas imagens mentais, pensamentos e sonhos.

 

RIVER RAID


Foi criado por Carol Shaw em 1982, para a empresa Activision, visando o uso pela console Atari 2600. O jogo consiste num avião manipulado pelo jogador, sobrevoando um rio e que tem de lançar bombas para destruir navios, helicópteros e aviões inimigos. O avião se desloca verticalmente e a velocidade aumenta com o nível de dificuldade. De vez em quando o avião precisa se abastecer em postos de combustível existentes no rio.

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