Contador de visualizações

Contador de visualizações: até hoje contador de visualizações

quarta-feira, fevereiro 12, 2025


 

FILMES BRASILEIROS 50+ ANOS



Última postagem da série sobre filmes brasileiros lançados entre 1955 e 1975.

 


Lançamento: 1969
Diretor: Joaquim Pedro de Andrade
Sinopse: Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos.

 

Lançamento: 1962

Diretor: Roberto Faria
Sinopse: O bando de Tião Medonho (Eliezer Gomes) rouba 27 milhões de cruzeiros do trem pagador da Central do Brasil, mas decide gastar pouco dinheiro para não despertar suspeitas. Porém um dos bandidos contraria o combinado. Baseado em uma história real.

 


Lançamento: 1963
Diretor: Nelson Pereira dos Santos
Sinopse: Baseado na obra de Graciliano Ramos, mostra a saga da família retirante pressionada pela seca no sertão brasileiro. Fabiano, Sinhá Vitória, o filho mais velho e o mais novo, além da cachorra Baleia, atravessam o sertão tentando sobreviver.

  

Lançamento: 1962

Diretor: Glauber Rocha
Sinopse: Numa aldeia de pescadores de xeréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. Firmino (Antônio Pitanga) é um antigo morador, que foi para Salvador na tentativa de escapar da pobreza. Ao retornar ele sente atração por Cota (Luíza Maranhão), ao mesmo tempo em que não consegue esquecer sua antiga paixão, Naína (Lucy Carvalho), que, por sua vez, gosta de Aruã (Aldo Teixeira). Firmino encomenda um despacho contra Aruã, que não é atingido. O alvo termina sendo a própria aldeia, que passa a ser impedida de pescar.


 

Lançamento: 1959
Diretor: Carlos Manga
SinopseO filme narra as peripécias de um homem simples que pensa que o satélite russo Sputnik caiu no telhado de sua casa. Ele é perseguido por espiões de todos os tipos até que a verdade vem à tona.



Lançamento: 1963
Diretor: Ruy Guerra
Sinopse: Um grupo de soldados é enviado ao nordeste do Brasil para impedir que cidadãos pobres saqueiem armazéns por causa da fome.

 


Lançamento: 1969
Diretor: Braz Chediak
Sinopse: O cafetão Vado entra de madrugada no quarto da prostituta Neusa Suely em busca de dinheiro, que descobre ter desaparecido. Para livrar-se das acusações de Vado, Neusa alega que o homossexual Veludo, seu vizinho, furtou o dinheiro. Os três personagens começam então a viver uma pequena tragédia ambientada no submundo carioca.

 

Lançamento: 1969

Diretor: Glauber Rocha
SinopseNuma cidadezinha chamada Jardim das Piranhas aparece um cangaceiro que se apresenta como a reencarnação de Lampião. Seu nome é Coirana. Anos depois de ter matado Corisco, Antônio das Mortes (personagem de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”) vai à cidade para ver o cangaceiro. É o encontro dos mitos, o início do duelo entre o dragão da maldade e o santo guerreiro. Outros personagens vão povoar o mundo de Antônio das Mortes. Entre eles, um professor desiludido e sem esperanças; um coronel com delírios de grandeza, um delegado com ambições políticas; e uma linda mulher, Laura, vivendo uma trágica solidão.

 

Lançamento: 1963

Diretor: Nelson Pereira dos Santos
SinopsePrepotente e cruel, Boca de Ouro manda arrancar todos os dentes perfeitos, substituindo-os por uma dentadura de ouro. Ele também cultiva o sonho de ser enterrado num caixão de ouro só para recompensar o trauma de ter nascido numa gafieira, e de ter sido abandonado pela mãe numa pia de banheiro. Boca de Ouro começa apresentando seu protagonista, que acabara de morrer assassinado. O repórter Caveirinha, designado para descobrir a verdadeira história do marginal, vai entrevistar sua ex-amante, Guigui, que conta três diferentes versões da vida do bicheiro. Em todas elas, estão envolvidos Leleco, um malandro desempregado, sua mulher, Celeste e três ricaças. Adaptação da Obra de Nelson Rodrigues.

  


Lançamento: 1959
Diretor: Marcel Camus
Sinopse: No Carnaval Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista que morra no morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). Mas o amor de Orfeu por Eurídice irá despertar o ciúme de sua ex-noiva, Mira (Lourdes de Oliveira).

 

----------  FIM  DA  POSTAGEM  4  ----------




 

FILMES BRASILEIROS 50+ ANOS


Continuação da série sobre filmes brasileiros lançados entre 1955 e 1975.


__________________________________________


 

Lançamento: 1963

Diretores: J. P. de Carvalho
SinopseUm industrial oferece dinheiro a um de seus empregados para que ele se case com sua filha de 17 anos, vítima de uma curra. O rapaz, indeciso entre o enriquecimento fácil e a fidelidade aos seus sentimentos por uma jovem de sua classe social, a qual será envolvida pelo mundo inescrupuloso dos ricaços, desmascara a ingenuidade da menina oferecida.

__________________________________________



Lançamento: 1962
Diretor: Anselmo Duarte
Sinopse: Zé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.

__________________________________________


 
Lançamento: 1965
Diretor: Roberto Santos
Sinopse: Augusto Matraga (Leonardo Villar) é um fazendeiro violento, que é traído pela esposa, emboscado por seus inimigos, acaba massacrado e é dado como morto. É salvo por um casal de negros e desde então, volta-se para a religiosidade. Mas quando conhece Joãozinho Bem Bem (Jofre Soares), um jagunço famoso, este percebe nele o homem violento. Daí em diante Matraga vive o conflito entre o desejo de vingança e sua penitência pelos erros cometidos.

__________________________________________



Lançamento: 1966
Diretor: Roberto Faria
SinopsePaquerador incorrigível se envolve com uma garota virgem, superprotegida pelo pai, que é contra o namoro dos dois. O conflito é inevitável.

 __________________________________________



Lançamento: 1964
Diretor: Glauber Rocha
Sinopse: Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães).

 __________________________________________

 

Lançamento: 1968

Diretor: Rogério Sganzerla
Sinopse: Marginal paulista chamado João Acácio Pereira, mais conhecido como Bandido da Luz Vermelha, coloca a população em polvorosa e desafia a polícia ao cometer os crimes mais requintados - de estupro a assassinatos. Ele conhece a provocante Janete Jane, famosa em toda a Boca do Lixo, por quem se apaixona.

 __________________________________________




Lançamento: 1957
Diretor: Victor Lima
SinopsePetrônio e Cabeleira são dois malucos donos de uma lotação que vive quebrando. Eles terão que arranjar dinheiro para uma delicada operação da irmã de Petrônio. Para isso participam de um filme cuja estrela está sendo ameaçada de morte pelo "galã desconhecido".

 __________________________________________



Lançamento: 1964
Diretor: Walter Hugo Khouri
Sinopse: Dois amigos contratam os serviços de uma dupla de prostitutas. O que seria uma noite de prazer acaba se transformado em um embate entre os quatro, revelando pouco a pouco suas angústias e ressentimentos e aflorando seus sentimentos mais íntimos e profundos.

 __________________________________________

     


Lançamento: 1967
Diretor: Glauber Rocha
Sinopse: O senador Porfírio Diaz (Paulo Autran) detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder e resolvem enfrentá-lo.

   __________________________________________


Lançamento: 1955

Diretor: Nelson Pereira dos Santos
Sinopse: O filme é um semidocumentário sobre pessoas do Rio de Janeiro e acompanha um dia na vida de cinco garotos de uma favela que, num domingo tipicamente carioca e de sol escaldante, vendem amendoim em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã. É considerada a obra inspiradora do cinema novo, movimento estético e cultural que pretendia mostrar a realidade brasileira. O filme foi censurado pelos militares, que o consideraram uma grande mentira. Segundo o censor e chefe de polícia da época, "a média da temperatura do Rio nunca passou dos 39,6º C".

----------  FIM  DA  POSTAGEM  2  ----------

 

 

FILMES BRASILEIROS 50+ ANOS




Continuação da série sobre filmes brasileiros lançados entre 1955 e 1975.


====================================


Lançamento: 1962
Diretor: Ruy Guerra
SinopseUm jovem rico, muito mimado, ao ver seu pai indo à falência, organiza um plano para reverter a situação. Ele consegue um cúmplice para armar um flagrante do tio rico com uma mulher. O objetivo era tirar fotos e tentar ganhar dinheiro através de uma chantagem.

====================================


Lançamento: 1965

Diretor: Joaquim Pedro de Andrade
SinopseA chegada de um novo padre numa pequena cidade do interior de Minas Gerais causa verdadeira comoção na conservadora atmosfera local. A situação se agrava quando se descobre que o padre fica completamente atraído por um jovem moça. Uma história de amor proibido que logo se transforma em paixão desenfreada. Baseado no poema de Carlos Drummond de Andrade.

====================================


Lançamento: 1965

Diretores: Geraldo e Renato Santos Pereira
SinopseHistória de um amor proibido e de imensa profundidade psicológica entre seus dois personagens principais: Riobaldo sente-se atraído pelo companheiro Diadorim, sem saber que este é na verdade uma garota vestida de homem. Ela fez isso para poder acompanhar o pai e seus jagunços nas andanças pelo sertão.

====================================


Lançamento: 1968
Diretores: Antônio Lima, Carlos Reichenbach, João Callegaro
Sinopse: Dividido em três episódios que tratam de casamento, adultério e aventuras sexuais num hotel de praia. Em "Alice", de Reichenbach, um escritor medíocre divide as atenções entre sua esposa e uma jovem, enquanto um jornalista picareta caça candidatas para fotos eróticas. Em "Ana", de Callegaro, marido induz a esposa a conquistar outro homem, também casado, para que possa chantageá-lo com fotos comprometedoras. Em "Angélica", de Antônio Lima, mulher suspeita que o marido está acompanhado de uma amante, e confunde realidade e imaginação, projetando romances extraconjugais para ambos.

 ====================================



Lançamento: 1965
Diretores: Leon Hirszman
Sinopse: Baseado em peça de Nelson Rodrigues, "A Falecida" narra a história de Zulmira, uma mulher obcecada pela ideia da morte e assim ter um enterro de luxo para compensar a sua vida simples e miserável num subúrbio do Rio de Janeiro. Com interpretação notável de Fernanda Montenegro, em seu primeiro papel no cinema, o filme expõe a alienação da mulher que idealiza a própria morte como redenção para o vazio existencial.

====================================


Lançamento: 1968

Diretor: Antônio Carlos Fontoura
Sinopse: Marquinhos (Carlo Mossi) é um jovem alienado que sonha em ter um Mustang vermelho. Ele inicia um romance com uma mulher madura (Odete Lara), mas ela acaba se envolvendo também com o irmão mais velho do rapaz (Claudio Marzo).
 
====================================



Lançamento: 1970
Diretor: Nelson Pereira dos Santos
Sinopse: Século XIX. Na província de Serafim, vive uma população muito religiosa, mas sem pastor. Para orientá-la, chega da Capital o padre Simão, trazendo uma bagagem de novas ideias. Mais preocupado com a saúde mental do que com os problemas da alma de seus paroquianos, o padre manda construir, com a ajuda de rica senhora, Dona Evarista, um hospital de alienados. O local fica conhecido como a Casa Verde e nele é recolhida quase toda a população da cidade. Apreensivos com a ameaçadora situação criada na província, seus dirigentes tentam tirar do padre seus poderes de Alienista.

Adaptação livre do conto "O Alienista", de Machado de Assis, o filme representou o Brasil no Festival de Cannes de 1970 e obteve o Prêmio Luis Buñuel da crítica espanhola.

====================================


Lançamento: 1965
Diretor: Luís Sérgio Person
Sinopse: Em São Paulo, entre 1957 e 1961, é mostrada a trajetória de Carlos (Walmor Chagas), que pertence à classe média. Guiando-se pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, ele ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de autopeças, da qual se torna gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.

 ====================================



Lançamento: 1959
Diretor: Watson Macedo
Sinopse: Maria 38 é uma vigarista da Lapa, no Rio de Janeiro, mas que tem bom coração. Emprega-se como babá de um menino de sete anos a serviço de um plano para sequestrá-lo, mas afeiçoa-se a ele, arrepende-se e tenta evitar o sequestro.

 ====================================



Lançamento: 1972
Diretor: Pedro Carlos Rovai
Sinopse: Cristina fica viúva na noite de núpcias. Abalada, vai para o Rio e fica no apartamento que herdou do marido. Lá, o malandro Constantino passa a cortejá-la e o fantasma do esposo aparece e a impede de perder a virgindade.

  

----------  FIM  DA  POSTAGEM  3  ----------

 

FILMES BRASILEIROS 50+ ANOS


Esta série recordará filmes brasileiros lançados entre 1955 e 1975. A escolha foi feita na base da memória e abrange filmes de vários gêneros. Como a quantidade total de películas lançadas naquele período foi enorme, a lista é muito parcial, mesmo envolvendo quatro postagens. Não sou crítico cinematográfico e não assisti a quase nenhum dos que serão postados. Portanto, certamente vocês se lembrarão de outros e não gostarão de alguns aqui listados. Coisas da vida.



Lançamento: 1969
Diretor: Reginaldo Faria
Sinopse: Rio de Janeiro. Nonô (Reginaldo Faria), um excedente no vestibular de medicina, e Toledo (Walter Forster), um homem de meia idade que tem uma boa situação financeira, são bons amigos. Eles dedicam boa parte do tempo para seduzir mulheres. Tudo corre perfeitamente entre eles, mas um dia Nonô vê Toledo com uma jovem que poderia ser filha dele e não se conforma, principalmente quando fica apaixonado por ela, sem ter ideia de como ela está ligada ao seu companheiro de farras.

 


Lançamento: 1967
Diretor: Paulo Gil Soares
Sinopse: Um morador do pequeno vilarejo de Leva-e-Traz, numa região rural pobre, tem um sonho premonitório com uma velha beata cega, que lhe indica o local onde está enterrado um valioso tesouro. O homem escava no ponto indicado no sonho e descobre um lençol petrolífero. O terreno, antes deserto e abandonado, transforma-se rapidamente numa agitada cidade pré-fabricada, para onde parte quase toda a população de Leva-e-Traz. Quando o padre também decide abandonar o vilarejo, levando consigo a santa padroeira protetora da cidade, estranhos fenômenos começam a acontecer. São artimanhas do Diabo, que chega ao ímpio vilarejo disposto a seduzir a população.

 

Lançamento: 1967
Diretor: Leon Hirszman
Sinopse: Márcia é uma típica garota de Ipanema. Toma banho de mar no castelinho, vai a festas, frequenta rodas intelectuais, gosta de Bossa-Nova, estuda na PUC, namora um campeão de surf. Depois de se desligar de Pedro Paulo, tem um flerte com o compositor Chico Buarque e uma aventura com um fotógrafo casado, sempre amparada pelo amigo Zeca. Incerta quanto a seu futuro, angustiada em sua busca pela felicidade, ela representa uma maneira de ser da classe média. Vive só, em busca de solução para seus problemas. Durante o Carnaval, encontrará afinal uma resposta para suas dúvidas, uma promessa de tempos mais autênticos e felizes, o reencontro consigo mesma. O roteiro foi inspirado na famosa música de Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.

 


Lançamento: 1964
Diretor: José Mojica Marins
Sinopse: O cruel e sádico coveiro Josefel Zanatas, conhecido como Zé do Caixão, é temido e odiado pelos moradores de uma cidadezinha do interior. Ele é obcecado por gerar o filho perfeito, que possa dar-lhe a continuidade de seu sangue.Mas sua esposa não pode engravidar, e ele acredita que a namorada de seu amigo seja a mulher ideal que procura. Após ser violentada por Zé, a moça jura cometer suicídio para retornar dos mortos e levar a alma daquele que a desgraçou.


Lançamento: 1967

Diretor: José Mojica Marins
Sinopse: Zé do Caixão ainda está em busca da mulher perfeita para dar a luz ao seu filho, e, com a ficha limpa pelos crimes cometidos no passado no primeiro filme (À Meia-Noite Levarei Tua Alma), continua aterrorizando a população de sua pequena cidade com suas sádicas e iconoclastas práticas.


 

Lançamento: 1971

Diretores: Nelson Pereira dos Santos
Sinopse: No Brasil de 1594, um aventureiro francês fica prisioneiro dos tupinambás. Enquanto aguarda para ser executado, o estrangeiro aprende os hábitos dos índios e se une a uma selvagem, que tenta ajudá-lo a fugir.



Lançamento: 1969
Diretor: Rogério Sganzerla
Sinopse: A ninfômana Ângela Carne Osso rompe com seu último caso e passa o fim de semana na exótica Ilha dos Prazeres. Lá encontra o playboy Vampiro e o jovem Armando. Seu marido é o extravagante Doktor Plirtz, que contrata um detetive particular para comprovar a (in)fidelidade de sua esposa. Ângela Carne Osso quer consumir homens a curto prazo, abandonando-os em seguida.
 


Lançamento: 1966
Diretor: Carlos Coimbra
Sinopse: Quando sua irmã interessa-se pelo sacristão da igreja católica, pastor procura o padre, seu rival na disputa da liderança espiritual da cidade, e tentam impedir o namoro, criando uma série de confusões.
 

Lançamento: 1970
Diretor: Victor di Mello
Sinopse: Dr. François (Mário Benvenutti) é um antigo amigo de farra do pai de Alberto Lobo (Cláudio Cavalcanti), um incorrigível paquerador-de-praia, que tenta seduzir Cláudia (Dilma Lóes), uma aspirante a atriz, e, para tanto, a convida para um teste no apartamento de François. Diante da relutância de François em emprestar-lhe o apartamento, Lobo traça um plano com a ajuda da empregada Dorilana (Valentina Godoy). Enquanto isso, Dona Chiquinha (Henriqueta Brieba), avó de Cláudia, aconselha a neta sobre a relação com Lobo.

 


Lançamento: 1969
Diretor: Júlio Bressane
Sinopse: Um rapaz de classe média baixa carioca mata os pais a navalhadas e vai ao cinema ver Perdidos de Amor. Márcia, uma jovem rica e insatisfeita, aproveita uma viagem do marido para ir à casa de Petrópolis, onde recebe a visita de uma velha amiga, Regina. Intercaladas com as cenas entre elas, que dançam, conversam sobre homens e se acariciam, aparecem pequenas histórias autônomas de assassinatos no interior de famílias pobres. Entre essas crônicas familiares, uma história destoa: a do preso político torturado até a morte.

----------  FIM  DA  POSTAGEM  1  ----------




  CONCURSO SDR DE CINEFILIA Seguem os trailers da segunda rodada do concurso. Ocupem seus lugares e divirtam-se. A sessão vai começar. ...