Contador de visualizações

Contador de visualizações: até hoje contador de visualizações

quarta-feira, fevereiro 12, 2025

FILMES BRASILEIROS 50+ ANOS




Continuação da série sobre filmes brasileiros lançados entre 1955 e 1975.


====================================


Lançamento: 1962
Diretor: Ruy Guerra
SinopseUm jovem rico, muito mimado, ao ver seu pai indo à falência, organiza um plano para reverter a situação. Ele consegue um cúmplice para armar um flagrante do tio rico com uma mulher. O objetivo era tirar fotos e tentar ganhar dinheiro através de uma chantagem.

====================================


Lançamento: 1965

Diretor: Joaquim Pedro de Andrade
SinopseA chegada de um novo padre numa pequena cidade do interior de Minas Gerais causa verdadeira comoção na conservadora atmosfera local. A situação se agrava quando se descobre que o padre fica completamente atraído por um jovem moça. Uma história de amor proibido que logo se transforma em paixão desenfreada. Baseado no poema de Carlos Drummond de Andrade.

====================================


Lançamento: 1965

Diretores: Geraldo e Renato Santos Pereira
SinopseHistória de um amor proibido e de imensa profundidade psicológica entre seus dois personagens principais: Riobaldo sente-se atraído pelo companheiro Diadorim, sem saber que este é na verdade uma garota vestida de homem. Ela fez isso para poder acompanhar o pai e seus jagunços nas andanças pelo sertão.

====================================


Lançamento: 1968
Diretores: Antônio Lima, Carlos Reichenbach, João Callegaro
Sinopse: Dividido em três episódios que tratam de casamento, adultério e aventuras sexuais num hotel de praia. Em "Alice", de Reichenbach, um escritor medíocre divide as atenções entre sua esposa e uma jovem, enquanto um jornalista picareta caça candidatas para fotos eróticas. Em "Ana", de Callegaro, marido induz a esposa a conquistar outro homem, também casado, para que possa chantageá-lo com fotos comprometedoras. Em "Angélica", de Antônio Lima, mulher suspeita que o marido está acompanhado de uma amante, e confunde realidade e imaginação, projetando romances extraconjugais para ambos.

 ====================================



Lançamento: 1965
Diretores: Leon Hirszman
Sinopse: Baseado em peça de Nelson Rodrigues, "A Falecida" narra a história de Zulmira, uma mulher obcecada pela ideia da morte e assim ter um enterro de luxo para compensar a sua vida simples e miserável num subúrbio do Rio de Janeiro. Com interpretação notável de Fernanda Montenegro, em seu primeiro papel no cinema, o filme expõe a alienação da mulher que idealiza a própria morte como redenção para o vazio existencial.

====================================


Lançamento: 1968

Diretor: Antônio Carlos Fontoura
Sinopse: Marquinhos (Carlo Mossi) é um jovem alienado que sonha em ter um Mustang vermelho. Ele inicia um romance com uma mulher madura (Odete Lara), mas ela acaba se envolvendo também com o irmão mais velho do rapaz (Claudio Marzo).
 
====================================



Lançamento: 1970
Diretor: Nelson Pereira dos Santos
Sinopse: Século XIX. Na província de Serafim, vive uma população muito religiosa, mas sem pastor. Para orientá-la, chega da Capital o padre Simão, trazendo uma bagagem de novas ideias. Mais preocupado com a saúde mental do que com os problemas da alma de seus paroquianos, o padre manda construir, com a ajuda de rica senhora, Dona Evarista, um hospital de alienados. O local fica conhecido como a Casa Verde e nele é recolhida quase toda a população da cidade. Apreensivos com a ameaçadora situação criada na província, seus dirigentes tentam tirar do padre seus poderes de Alienista.

Adaptação livre do conto "O Alienista", de Machado de Assis, o filme representou o Brasil no Festival de Cannes de 1970 e obteve o Prêmio Luis Buñuel da crítica espanhola.

====================================


Lançamento: 1965
Diretor: Luís Sérgio Person
Sinopse: Em São Paulo, entre 1957 e 1961, é mostrada a trajetória de Carlos (Walmor Chagas), que pertence à classe média. Guiando-se pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, ele ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de autopeças, da qual se torna gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.

 ====================================



Lançamento: 1959
Diretor: Watson Macedo
Sinopse: Maria 38 é uma vigarista da Lapa, no Rio de Janeiro, mas que tem bom coração. Emprega-se como babá de um menino de sete anos a serviço de um plano para sequestrá-lo, mas afeiçoa-se a ele, arrepende-se e tenta evitar o sequestro.

 ====================================



Lançamento: 1972
Diretor: Pedro Carlos Rovai
Sinopse: Cristina fica viúva na noite de núpcias. Abalada, vai para o Rio e fica no apartamento que herdou do marido. Lá, o malandro Constantino passa a cortejá-la e o fantasma do esposo aparece e a impede de perder a virgindade.

  

----------  FIM  DA  POSTAGEM  3  ----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CONCURSO SDR DE CINEFILIA Seguem os trailers da segunda rodada do concurso. Ocupem seus lugares e divirtam-se. A sessão vai começar. ...