Contador de visualizações

Contador de visualizações: até hoje contador de visualizações

quarta-feira, julho 24, 2024

 COMERCIAIS ANTIGOS DE CARROS (1)

Até algumas décadas atrás era comum serem veiculados comerciais de carros na TV. Mas há tempos não se vê isso com tanta assiduidade. A Internet tem uma imensa variedade daqueles anúncios antigos e ficou difícil escolher quais postar aqui e quais não. Optei por duas postagens separadas: uma só com comerciais da Volkswagen, onde o fusca é maioria, e outra com comerciais das outras montadoras. A de hoje é sobre a Volkswagen.

Sem mais delongas, vamos aos comerciais dos bólidos da época.

 

FUSCA


O anúncio abaixo foi bastante veiculado na TV.


Esse é bastante criativo, mas não lembro de tê-lo visto.


Também nunca vi o abaixo.


Provavelmente este só foi veiculado em São Paulo.


Um comercial norte-americano.


E um alemão. O título significa "Histórias do Volkswagen".


TODA A LINHA VW

Muito bem bolado o abaixo, porém nunca o vi. Baseado no filme “Sete Homens e um Destino” ou em inglês, que tem mais a ver com o comercial, “The Magnificent Seven”.


PASSAT 1974

Lançamento do Passat. Nunca achei bonito esse carro, mas dirigi um modelo 1975 de um amigo, quando fomos a Santa Catarina. Peguei o volante um pouco à frente de São Paulo e fui até a divisa com Santa Catarina. Ele era paraplégico e o carro era adaptado. Um pouco complicado para dirigir: tinha um conjunto de barras articuladas de metal que fazia as vezes de acelerador, pedal de câmbio e freio. Só a alavanca de mudança de marcha era a mesma. Para acelerar você torcia uma bola na extremidade de uma das barras metálicas; para frear, empurrava todo o conjunto para a frente, pois ele estava acoplado ao pedal de freio; para fazer a mudança era mais complicado, pois precisava empurrar para cima um pedaço da barra articulada (isso empurrava o pedal de câmbio), fazer a mudança normalmente na alavanca para isso, depois baixar novamente o pedaço da barra.

Quando entrei num consórcio para pegar meu Voyage 1986, a Auto Modelo me ofereceu um Passat Village em substituição, pois não havia Voyage em estoque. Não aceitei porque tinha ouvido falar que o Passat iria sair de linha. E o Village, se não me engano, era mais voltado para táxis.


VARIANT_1969

Em 1974, quando discutíamos aqui em família que carro comprar, já que éramos em número de dez, avaliamos Kombi (mas era muito perigosa) e Veraneio (muito cara). Optamos por uma Variant. Vimos o anúncio de uma, acho que ano 1971. Eu e meu tio fomos vê-la. O anúncio dizia que ela havia rodado 21 mil quilômetros. Chegando no local, em São Cristóvão, ela não estava lá e sim na Tijuca. A pessoa que nos atendeu estranhou aquela quilometragem e disse que era mais do que isso, talvez uns 65 mil quilômetros.

Fomos até a Tijuca. Era uma Variant azul. Meu tio pediu para dirigi-la. Macaco velho, ele notou folga no volante, pedais gastos, e outros sinais de uso intenso. Desistimos da compra. Acabamos por escolher um Chevette 1974 zero km. Não dava para todos nós e por isso minha tia comprou um fuscão. Lembro das placas: o Chevette era LB-7713 e o fuscão ED-6254. Com a fusão GB-RJ, mudaram para ZN-7713 e QP-6254.


 ZÉ-DO-CAIXÃO 1969

Fracasso como carro de família, sucesso como táxi. Quem não se lembra deles?



------  FIM  DA  POSTAGEM  -------

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CONCURSO SDR DE CINEFILIA Seguem os trailers da segunda rodada do concurso. Ocupem seus lugares e divirtam-se. A sessão vai começar. ...