COMERCIAIS ANTIGOS DE CARROS (1)
Até algumas décadas
atrás era comum serem veiculados comerciais de carros na TV. Mas há tempos não
se vê isso com tanta assiduidade. A Internet tem uma imensa variedade daqueles
anúncios antigos e ficou difícil escolher quais postar aqui e quais não. Optei
por duas postagens separadas: uma só com comerciais da Volkswagen, onde o fusca
é maioria, e outra com comerciais das outras montadoras. A de hoje é sobre a
Volkswagen.
Sem mais delongas, vamos
aos comerciais dos bólidos da época.
FUSCA
O anúncio abaixo foi bastante veiculado na TV.
Esse é bastante criativo, mas não lembro de tê-lo visto.
Também nunca vi o abaixo.
Provavelmente este só foi veiculado em São Paulo.
Um comercial norte-americano.
E um alemão. O título significa "Histórias do Volkswagen".
TODA A LINHA VW
Muito bem bolado o abaixo, porém nunca o vi. Baseado no filme “Sete Homens e um Destino” ou em inglês, que tem mais a ver com o comercial, “The Magnificent Seven”.
PASSAT 1974
Lançamento do Passat.
Nunca achei bonito esse carro, mas dirigi um modelo 1975 de um amigo, quando
fomos a Santa Catarina. Peguei o volante um pouco à frente de São Paulo e fui
até a divisa com Santa Catarina. Ele era paraplégico e o carro era adaptado. Um
pouco complicado para dirigir: tinha um conjunto de barras articuladas de metal que fazia
as vezes de acelerador, pedal de câmbio e freio. Só a alavanca de mudança de
marcha era a mesma. Para acelerar você torcia uma bola na extremidade de uma
das barras metálicas; para frear, empurrava todo o conjunto para a frente, pois
ele estava acoplado ao pedal de freio; para fazer a mudança era mais
complicado, pois precisava empurrar para cima um pedaço da barra articulada (isso
empurrava o pedal de câmbio), fazer a mudança normalmente na alavanca para
isso, depois baixar novamente o pedaço da barra.
Quando entrei num
consórcio para pegar meu Voyage 1986, a Auto Modelo me ofereceu um Passat
Village em substituição, pois não havia Voyage em estoque. Não aceitei porque
tinha ouvido falar que o Passat iria sair de linha. E o Village, se não me
engano, era mais voltado para táxis.
VARIANT_1969
Em 1974, quando
discutíamos aqui em família que carro comprar, já que éramos em número de dez,
avaliamos Kombi (mas era muito perigosa) e Veraneio (muito cara). Optamos por
uma Variant. Vimos o anúncio de uma, acho que ano 1971. Eu e meu tio fomos
vê-la. O anúncio dizia que ela havia rodado 21 mil quilômetros. Chegando no
local, em São Cristóvão, ela não estava lá e sim na Tijuca. A pessoa que nos
atendeu estranhou aquela quilometragem e disse que era mais do que isso, talvez
uns 65 mil quilômetros.
Fomos até a Tijuca. Era uma Variant azul. Meu tio pediu para dirigi-la. Macaco velho, ele notou folga no volante, pedais gastos, e outros sinais de uso intenso. Desistimos da compra. Acabamos por escolher um Chevette 1974 zero km. Não dava para todos nós e por isso minha tia comprou um fuscão. Lembro das placas: o Chevette era LB-7713 e o fuscão ED-6254. Com a fusão GB-RJ, mudaram para ZN-7713 e QP-6254.
ZÉ-DO-CAIXÃO 1969
Fracasso como carro de
família, sucesso como táxi. Quem não se lembra deles?
------ FIM
DA POSTAGEM -------
Nenhum comentário:
Postar um comentário