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domingo, outubro 13, 2024

 

CARROS ESPORTIVOS NACIONAIS (1)

OBS: Nesta postagem estou metendo o bedelho no que não conheço nem nunca me interessei em conhecer. Por isso tive de me basear exclusivamente no que obtive na Internet, sem nenhuma adição de minha autoria. Deixo a cargo dos conhecedores e interessados acrescentarem tudo o que considerarem conveniente para ilustrar mais a postagem.

A postagem de hoje é sobre carros esportivos genuinamente nacionais. Até a década de 1990 a importação de veículos era problemática, por isso a indústria nacional se esforçou em atender a uma demanda de carros esportivos. Após a liberação das importações, nenhuma dessas indústrias sobreviveu. Por esta razão os carros aqui mostrados são considerados peças de colecionador e alguns alcançam preços elevados no mercado especializado nesse segmento de veículos.

Vários desses modelos eu nunca vi, nem circulando nas ruas nem em exposições de carros antigos. Alguns fabricantes criaram vários modelos e seria extenso postá-los ou dissertar sobre eles aqui. Por isso apenas um ou outro modelo foi selecionado para a postagem.

Da mesma forma, a história de cada fabricante é muito extensa e foi extremamente condensada.

 

1)  FARUS ML 929

A Farus Indústria de Veículos Esportivos Ltda foi uma indústria de Belo Horizonte fundada em 1979 por pai e filho, Alfio e Giuseppe Russo, daí o nome Farus, resultante da fusão das palavras Família Russo. Na verdade, o projeto do primeiro carro foi iniciado em 1977, quando pai e filho eram donos da Italmecânica, fábrica de equipamentos para a indústria alimentícia.

Em junho de 1980 foi lançado o primeiro modelo, o Farus ML 929. A mecânica era do Fiat Rallye (motor 1.3 de 72 CV e caixa de quatro marchas). As lanternas traseiras eram do Ford Corcel II.

No final de 1984 foi apresentado o Farus Beta, nas versões conversível e coupé, agora com conjunto motriz do Monza 1.8 (motor de 96 CV a álcool e 83 CV a gasolina) e caixa automática ou manual de quatro ou cinco marchas.


Em 1989 a Farus lançou o Quadro, com várias novidades em relação ao modelo anterior.

Em 1990 a Farus foi vendida para a indústria paulista Tecvan – Tecnologia de Vanguarda Ltda, que não sobreviveu às importações liberadas e fechou as portas em 1991.

 

2)      PUMA


A Puma foi a realização do sonho de um italiano naturalizado brasileiro, Genaro “Rino” Malzoni, de criar um veículo com proposta esportiva, usando carroceria de fibra de vidro montada sobre a plataforma de um carro de passeio. O protótipo foi desenvolvido na sua fazenda em Matão, interior de São Paulo, usando chassis e mecânica DKW Vemag, motor de 3 cilindros e 981 cm³ e peso de 720kg. Os responsáveis pelo protótipo foram Jorge Lettry (departamento de competições da Vemag), Rino Malzoni e Anísio Campos (designer e piloto). Esse protótipo venceu cinco corridas em Interlagos em 1964 e várias outras no ano seguinte.

O sucesso deu origem em 25 de agosto de 1963 à Sociedade de Automóveis Lumimari Ltda, nome derivado das iniciais de seus fundadores: Luis Roberto Alves da Costa, Milton Masteguin, Mário César de Camargo Filho e Rino Malzoni. O primeiro modelo foi batizado de GT Malzoni e estima-se que apenas 35 unidades foram fabricadas, entre 1964 e 1966. Foto abaixo.

Em 1966, por sugestão de Jorge Lettry, a empresa foi rebatizada como Puma Veículos e Motores e o GT Malzoni relançado como Puma GT em 1967. Estima-se que foram produzidas 125 unidades.

No mesmo ano de 1967 a Vemag foi comprada pela Volkswagen e a Puma passou a usar a plataforma do Karmann Ghia 1500 no lugar do DKW Vemag. O resultado foi o lançamento do Puma GT VW em 1969. Foto abaixo.

A partir daí, foram tantos os diferentes modelos de Puma lançados que daria uma postagem só para eles. Paramos por aqui, destacando apenas o Puma GTB 1974, com mecânica do Opala 4.1.

Em 1979 morreu Rino Malzoni. Em 1986 a Puma deixou de existir na prática.

 

3)      WILLYS INTERLAGOS

O Willys Interlagos foi produzido de 1962 a 1966, sendo considerado por alguns o primeiro carro esportivo nacional. Era a versão brasileira do Renault Alpine A108. Foi produzido em três versões: berlineta, conversível e coupé. Fotos de duas delas abaixo.


A título de comparação, abaixo o Renault Alpine A108.

 

4)      LOBINI

A Lobini foi uma fabricante brasileira de automóveis fundada em 1999. O nome é composição de José Orlando Lobo e Fábio Birolini. Tinha sede em Cotia (SP). Em 2006 o controle da empresa foi passado para Antônio Ermírio de Moraes Filho e foi fundada a Brax Automóveis, ficando os antigos proprietários da Lobini como diretores. Seu único modelo de carro lançado foi o Lobini H1, motor de 1.8 turbo derivado do Golf GTI, à venda a partir de 2005. Era o mais veloz carro brasileiro, passando dos 220 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. Foto abaixo.

Estava previsto o lançamento do Lobini R porém a empresa fechou em 2012.

 

5)      MIURA

Miura era a marca dos carros esportivos produzidos pela empresa gaúcha Besson, Gobbi & Cia. Ltda, dos empresários Aldo Besson e Itelmar Gobbi. O primeiro carro da longa série que recebeu o nome Miura foi lançado em 1976, no X Salão de Automóveis. Usava plataforma da VW Brasília. Era baseado no Lamborghini Urraco e foi projetado por Nilo Laschuk, então ainda estudante de arquitetura em Caxias do Sul. Foto abaixo.

Desde o início o Miura apresentava soluções técnicas e estéticas originais e modernas, algumas das quais só adotadas pelo mercado décadas depois.

Em 1979 foi apresentado o protótipo do Miura MTS, com motor Passat TS e o resto da mecânica ainda da VW Brasília.

Em novembro de 1981 foi lançado o Miura Targa, com teto rígido removível e motor dianteiro, mecânica Passat GTS. Motor 1,6 (76 CV a gasolina) ou 1,5 (65 CV a álcool).

Em 1985 for a vez do Miura Saga, o mais famoso da série. Foto abaixo.

Em 1987 foi a vez do Miura X8. Em 1990 foi lançado o último modelo da série, o X11. Na foto abaixo vemos na parte superior o X8 e na inferior o X11.

Em 1992, com a abertura do mercado para os carros importados, a produção do Miura foi encerrada.

      

-----  AMANHà TEM  MAIS  -----

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